Além de promover o Acesso ao Desporto e a Inclusão Social, devido ao poder positivo e mediático do Futebol, as componentes coletivas e também participativas da sua prática possibilitam:
Uma competição de Futebol Inclusivo que promove o acesso ao desporto e coloca em prática as competências pes-soais e sociais adquiridas, indispensá-veis à capacitação e integração social. O principal momento do Projeto é uma iniciativa anual de âmbito local, que inclui as 4 freguesias, os clubes e associações de futebol, bem como, as associações de caracter social e inclusivo.
É uma estratégia de intervenção inova-dora, que através da prática desportiva permite:
• Promover a participação, a mudança, os valores e a dignidade de cada participante fora do ambiente institucional e de intervenção tradicional;
• Desenvolver, sob um ponto de vista pessoal e relacional, a consciência de pertença a um grupo social e dos seus direitos de cidadania, impulsionando novas propostas de vida em sociedade;
• Reconstruir uma imagem positiva do grupo social junto dos media, da população em geral e dos órgãos municipais;
• Desenvolver as competências pessoais e sociais básicas e reforçar o restabelecimento de redes de sociabilidade e de afetividade;
• Partilhar responsabilidades e objetivos, na procura de soluções criativas, oportunidades e instrumentos de promoção e inclusão social através do desporto;
Destina-se a homens e mulheres que queiram participar num futebol inclusivo. Os/as jogadores/as devem ter idade entre os 6 e 12 anos, à exceção do futebol adaptado, apresentar condições mínimas de saúde física e mental que permitam a prática desportiva, e devem estar integrados/as em projetos sociais ou serem acompanhados por instituições de âmbito social e desportivo, sendo através destas que podem integrar uma equipa.
O Torneio Nacional de Futebol de Rua decorre em duas fases:
TAREFAS DO PROMOTOR:
• Organização e promoção do calendário do Futebol de Rua;
• Disseminação da prática regular do Futebol de Rua como estratégia de capacitação e inclusão e motivação da criação de novas equipas em todo município;
• Garantir toda a Logística de organização do evento;
• Fornecer todo material de apoio para realização do evento – tshirts e bonés;
• Garantir seguro de grupo para todos participantes (obrigatório);
• Seguro de responsabilidade civil (obrigatório)
• Lanche para os participantes em todos os dias do evento;
• Entrega de prémios e animação;
• Monitorização das Equipas (Associações Paricipantes).
Solicita-se o envio da ficha de inscrição das equipas participantes para o promotor INCLUIR, através do e-mail: geral@incluirespinho.pt . As equipas podem ser formadas representando uma instituição social ou um conjunto de instituições sociais diferentes. O promotor fica responsável pelas inscrições das equipas participantes e deve proceder a um trabalho de divulgação e organização (em articulação com as entidades participantes).
As entidades participantes devem fazer chegar ao promotor a respetiva ficha de inscrição de cada equipa participante e exame médico desportivo de todos participantes (obrigatório).
Os escalões em competição serão:
– Infantis A (nascidos em 2012);
– Infantis B (nascidos em 2013);
– Benjamins A (nascidos em 2014);
– Benjamins B (nascidos em 2015);
– Traquinas A (nascidos em 2016);
– Traquinas B (nascidos em 2017);
– Petizes A (nascidos em 2018)
Se uma equipa não tiver jogadores suficientes do ano de nascimento ao qual pertence o seu escalão, pode completar com jogadores de idades mais baixas;
No escalão de Petizes A, as equipas são constituídas por 1 guarda-redes + 4 jogadores, e 3 suplentes.
JOGADORES/AS
Homens e mulheres entre 6 e 12 anos (a exceção da categoria Futebol Adaptado);
EQUIPAS
• As equipas podem ser masculinas, fe-mininas ou mistas;
• Máximo de 9 jogadores por equipa;
• Máximo 6 jogadores/as em campo por equipa: 5 jogadores/as e 1 guarda-redes.
• Obrigatório t-shirt oficial da iniciativa Futebol de Rua 2024.
REGULAMENTO DE JOGO
DURAÇÃO DOS JOGOS:
25 minutos seguidos sem intervalos; Escalão dos Petizes, são 20 minutos de jogo.
CARTÕES:
O jogador que receba um cartão vermelho direto ou por acumulação de cartões amarelos não poderá jogar no jogo seguinte;
CLASSIFICAÇÃO
A CLASSIFICAÇÃO É DECIDIDA:
A vitória corresponde à obtenção de 3 (três) pontos. Em caso de empate cada equipa terá 1 (um) ponto. A derrota corresponde a 0 (zero) pontos.
Se no final das classificações nas fases de grupos, duas ou mais equipas tiverem somado o mesmo número de pontos, passará a determinar-se a classificação de uma e outra equipa da seguinte forma:
1º Resultado direto entre ambas
2º Diferença entre golos marcados e sofridos de todos os jogos
3º Maior nº de golos marcados
4º Menor nº de golos sofridos
Em caso do empate subsistir procede-se a um sorteio para apurar a classificação;
Nas fases finais para apurar vencedor, em caso de empate, o jogo decide-se com a marcação de grandes penalidades, pelo sistema de “morte súbita”.
– Troféu Fair Play.
– Prémio igualdade do género (responsa-bilidade IPDJ).
Envia a ficha de inscrição para: geral@incluirespinho.pt
Contacto para mais informações: 91343 51 68